Apresentação   Filosofia   Manuel Ventura   Equipa   Imprensa


PLANEAMOS O TERRITÓRIO - PROJECTAMOS INFRA-ESTRUTURAS E EDIFICIOS - CRIAMOS PRODUTOS DE DESIGN

Ao longo da sua existência o gabinete tem elaborado projectos de escalas e temas muito diversificados. As linhas de actuação têm privilegiado a continuidade de desenvolvimento dos programas já experimentados mas igualmente procurando alargar o leque de diversidade temática e de contexto dos projectos.

CADA PROJECTO CONSTITUI UM DESAFIO À CRIATIVIDADE - PROCURAMOS A INOVAÇÃO BASEADA NA NOSSA LINHA DE INVESTIGAÇÃO

A arquitectura que produzimos não busca obsessivamente sistemas construtivos e materiais que resultem da última descoberta na matéria. Não obstante os nossos projectos incorporarem muitas vezes grande componente de tecnologia isso não significa que se trate de um ponto de partida. Entendemos a tecnologia como um meio ao serviço do projecto. Privilegiamos a utilização de materiais e soluções já testadas, sem que isso implique que nos demitamos da inovação e da procura por melhores soluções construtivas e técnicas. Do mesmo modo não significa que não se utilizem novos materiais na expressão da arquitectura que projectamos, contudo fazemo-lo na convicção que as soluções que se vão testando sucessivamente nos projectos construídos permitem obter experimentações enriquecedoras do património do escritório e possibilitam a evolução sustentada de soluções que são incorporadas permitindo uma maior garantia de qualidade e durabilidade dos edifícios.

A CONCEPÇÃO NASCE NO DESENHO DE AUTOR E PERMITE-NOS DESENVOLVER O PROJECTO EM EQUIPA NA PONDERAÇÃO DO PROGRAMA, DO SITIO E DO CLIENTE

Na concepção dos projectos considera-se de especial importância a adequação de conceitos ao programa e ao sítio.

As premissas descritas são avaliadas pelo arquitecto Manuel Ventura que produz os primeiros esboços para desenvolvimento pela equipa de projecto, liderada pelo respectivo(a) coordenador(a). Após a avaliação das primeiras matrizes criam-se condições para o desenvolvimento da primeira fase de entrega ao cliente com a sustentação da informação dos diversos departamentos internos envolvidos e das equipas de especialidade necessárias.

ACREDITAMOS NA IDEIA DOS NOSSOS PROJECTOS PERMITIREM CONSTRUIR OBRAS QUE QUALIFIQUEM OS CONTEXTOS

Desde que foi criado, há 18 anos, o gabinete dirigido por Manuel Ventura orientou-se pela procura da qualidade em todos os programas desenvolvidos. Baseamo-nos na ideia dos nossos projectos introduzirem factores de valorização e qualificação dos contextos em que se inserem.

PROJECTAMOS TEMAS DIVERSIFICADOS NA CONVICÇÃO QUE A RESPOSTA À ESPECIFICIDADE FUNCIONAL DOS PROGRAMAS OBTÉM BENEFICIOS COM A EXPERIÊNCIA PROJECTUAL ABRANGENTE.

A grande especificidade técnica de alguns programas, como hospitais, infra-estruturas, equipamentos, hotéis, habitação multifamiliar, etc., leva a que muitas vezes se crie a ideia, de que é necessário criar sub-especialidades dentro da arquitectura de modo a permitir obter-se experiência e conhecimento necessários para resposta adequadas a esses programas. Não nos revemos nessa ideia pois a arquitectura é já em si uma especialidade na qual o projecto deve responder a qualquer programa que envolva a necessidade de transformação do espaço. Criamos condições para que o gabinete esteja preparado para responder a qualquer programa. Privilegiamos a investigação e aquisição de conhecimentos intrínsecos atempados de modo a tornar possível o desenvolvimento de qualquer tipo de projecto com escala ou programa diversificado.

O NOSSO TRABALHO ABRANGE DESDE PLANOS DE GRANDES PARCELAS DE TERRITÓRIO OU PROJECTOS DE EDIFICIOS COMPLEXOS E INFRA-ESTRUTURAS ATÉ PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE INTERIORES E PRODUTOS DE DESIGN.

Até 2008 projectamos mais de 10.000 ha de Planos, 400.000m2 de edifícios, 200.000 m2 de vias e espaços públicos, mais de 600 fogos, mais de 40 moradias unifamiliares, hotéis e edifícios turísticos que no seu conjunto ultrapassam 1500 quartos. Projectamos desde Planos Urbanísticos de grande dimensão em zonas muito urbanizadas e centrais como o Plano de Urbanização da Unor A e N, na zona da Boavista no Porto, com cerca de 400 ha, e projectos de arquitectura de dimensão e complexidade assinaláveis como o Projecto do Hospital CUF Porto, para cerca de 200 camas, e aproximadamente 47.000 m2 de construção, para o Grupo Mello Saúde, em construção no Porto, até aos pequenos projectos e produtos de design, tais como lojas comerciais ou peças de design de mobiliário e equipamento.
O nível de desenvolvimento dos projectos, seu detalhe e pormenorização, são comuns a todo o trabalho produzido pelo gabinete, quer se trate de projectos de pequena dimensão quer os de grande escala..

CONVIDAMOS OS MELHORES ESPECIALISTAS PARA PARTICIPAREM DA CONCEPÇÃO DAS NOSSAS IDEIAS.

Uma das principais preocupações do escritório é a excelência técnica do projecto, conseguida através de colaboração activa entre clientes e técnicos – desde arquitectos, engenheiros de todas as especialidades, medidores orçamentistas e consultores de custos.
O gabinete investiu de modo inequívoco na capacidade de comunicar adequadamente todo o detalhe necessário à explicitação com vista à construção.

PROJECTAMOS PARA TODO O TERRITÓRIO DE PORTUGAL, POSSUIMOS DELEGAÇÕES OU PARCERIAS PARA PROJECTOS NO BRASIL, ANGOLA, MOÇAMBIQUE E ROMÉNIA.

A criação de condições para o desenvolvimento de projectos em diferentes contextos nacionais e internacionais deve-se à convicção de que o conhecimento e contacto com outras culturas e ambientes diversificados proporciona um enriquecimento do conhecimento e da prática disciplinar com reflexo qualitativo na produção global do gabinete.

PRESTAMOS SERVIÇOS RESPEITANDO OS CRONOGRAMAS ESTABELECIDOS COM OS DIFERENTES PROMOTORES EM TERMOS DE TEMPO E INVESTIMENTO.

A gestão dos custos é de grande importância – pretende-se que todos os projectos sejam construídos dentro dos respectivos orçamentos. Uma variada gama de técnicas especializadas apoia o trabalho do escritório incluindo maquetização, desenho de CAD e visualização, sistemas de impressão e fotografia, programas informáticos de apoio a diversas actividades logísticas, etc
Foram desenvolvidas ferramentas e mecanismos que permitem obter projectos completos e profissionalmente competentes de modo a serem avaliadas, convenientemente e atempadamente, as soluções preconizadas, seus custos e enquadramento nos respectivos orçamentos previstos.

PROMOVEMOS A QUALIFICAÇÃO DOS NOSSOS COLABORADORES EM DIVERSAS ÁREAS DE ACTUAÇÃO: POSSUIMOS UMA EQUIPA CRIATIVA, DIVERSIFICADA E ALTAMENTE MOTIVADA.

Investimos continuamente na formação e nos meios tecnológicos necessários de modo a obtermos uma equipa altamente motivada e dotada dos meios técnicos capazes de desenvolverem nos tempos adequados um trabalho com elevada capacidade técnico / profissional.



 
© MVENTURA & PARTNERS SGPS S.A.